Presidente do TRE-SC recebe pool de comunição

22.11.2017

Parceria entre Grupo RIC, ADI-SC e SC Portais foi formada para a cobertura das eleições 2018


 

Andréa Leonora

CNR-SC/ADI-SC/Central de Diários

 

Florianópolis - As eleições de 2018 já começaram. Pelo menos para a rede de veículos da Associação de Diários do Interior (ADI-SC), do SC Portais e do Grupo RIC. Na tarde desta terça-feira (21), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), desembargador Antonio do Rêgo Monteiro Rocha, recebeu em seu gabinete o presidente da ADI-SC, Ámer Felix Ribeiro, o vice-presidente Executivo da entidade, Adriano Kalil, também representando o SC Portais, e o presidente do Grupo RIC, Marcello Petrelli. As três organizações firmaram parceria para a formação de um pool de comunicação, garantindo a cobertura antes e durante as eleições, e que as informações cheguem ao maior número possível de catarinenses.

O desembargador destacou a importância da imprensa em favor das instituições democráticas e do Estado democrático de direito, ressaltando que a informação torna-se cada vez mais indispensável, especialmente no que diz respeito à política. “Nós, da Justiça Eleitoral, precisamos da transparência baseada em uma boa informação, e informação imparcial.” Para ele, o fato de a cobertura proposta pelo pool abranger todas as regiões de Santa Catarina é a certeza da descentralização não só das informações, mas também do próprio processo político. “É o povo que faz o processo político. Todos, em todos os cantos do estado, precisam saber o que acontece na política”, declarou.

Ao entregar o Projeto Eleições 2018 ao presidente do TRE-SC, Kalil lembrou que o mesmo material será apresentado aos presidentes estaduais dos partidos. O objetivo é dar total transparência a cada uma das etapas previstas no projeto, que envolve 21 diários e 12 portais de notícias. “Política não é um mal necessário. Política é necessária! A saída para os problemas do país é pela política e é essencial que os eleitores estejam bem informados.” Ribeiro, presidente da ADI-SC, acrescentou que a iniciativa que resultou na formação do SC Portais é inédita no país e vai contribuir para ampliar substancialmente a cobertura digital do projeto.

Durante a exposição do plano de cobertura dos veículos do Grupo RIC para as eleições do próximo ano, Petrelli reforçou a importância da participação da sociedade. “Santa Catarina não é uma ilha. Temos nossos problemas, mas ainda guardamos diferenciais que nos orgulham. Precisamos que a sociedade participe ativamente da política, valorizando os bons políticos e as boas práticas; identificando e evitando os que estão na contramão do que espera de um representante.” Os veículos do Grupo RIC – jornal Notícias do Dia, portal RIC Mais e RIC TV Record – vão apresentar matérias especiais, reportagens informativas e pesquisas, além de promover debates e sabatinas com os principais candidatos. “Vamos focar especialmente no período pré-eleitoral. É importante que as pessoas conheçam a vida dos candidatos, o que de fato fizeram. Para promover um fortalecimento dos Poderes. Instituições fracas, sociedade fraca.”

Os executivos aproveitaram a oportunidade para anunciar que a partir de fevereiro, e provavelmente até julho de 2018, o mesmo pool vai realizar dez seminários em diferentes municípios-polo de Santa Catarina, com palestras de especialistas em política do Brasil e de outros países e a participação do empresariado catarinense. A ideia é fazer um diagnóstico do estado, identificando correções necessárias e rumos possíveis.

Visualizar todos